Posted by: marceloaraujo | January 3, 2010

Testando suas aplicações no iPhone.

Neste último natal ganhei um iPhone da minha esposa, e também comprei um MacBook, pronto agora tenho tudo o que preciso para desenvolver aplicativos para o iPhone. Até ai tudo bem, baixei o SDK e Xcode, mas ficar fazendo testes no simulador ninguém merece, quero mostrar as aplicações para os meus amigos, rodando direto no iPhone.

Passei alguns dias lendo diversos tutoriais, e não consegui rodar os aplicativos direto no aparelho. Juntei alguns desses tutoriais e fiz alguns testes e agora consigo rodar minhas aplicações direto no iPhone, mas fiz tudo, totalmente diferente e aqui estou eu compartilhando com vocês.

Antes quero agradecer as dicas do Alan Jumpi, estou usando o mesmo esquema de diretório que ele, realmente fica mais organizado.

Então vamos lá:

1 ) Meu iPhone veio com o OS 3.0.0, atualizei para a última versão 3.1.2 (7D11) e fiz o JailBreak com o PwnageTool.
2 ) Instale via Cydia o OpenSSH e o Respring(Dica do Alan).
3 ) Acesse o iPhone via ssh, a senha de root padrão é: alpine
4 ) Crie um diretório onde você vai guardar suas aplicações: /var/Applications/
5 ) Inicie um novo projeto no Xcode e altere em: Project->Edit Project Settings o Code Signing Identity na opção Any iPhone OS Device para Don’t Code Sign.
6 ) Selecione no Xcode para fazer o Release e selecione também Device com a versão correta do seu SDK, no meu caso 3.1.2.
7 ) Compile a aplicação, após compilar deve aparecer uma mensagem: No provisioned iPhone OS device is connected.
8 ) Entre no diretório do seu projeto, no meu caso: iphone_teste/build/Release-iphoneos/
9 ) Execute o comando: codesign -s iphone iphone_teste
10 ) Copie via scp o diretório da aplicação para o seu iPhone: scp -rv iphone_teste.app root@ip:/var/Applications/
11 ) Via ssh diretamente no iPhone crie um link simbólico para a sua aplicação: cd /Applications ; ln -sf /var/Applications/iphone_teste .
12 ) Use o Respring para dar um reload no SpringBoard.

Pronto, aproveite os seus testes, existe apenas um problema, você não vai conseguir fazer Debugs direto no aparelho, mas você pode usar o iPhone Simulador que acompanha o Xcode.

Abraços.


Leave a Reply

Categories

